Páginas

17 de nov. de 2014

Uma Figura: Bombom Sapateiro


Ele é simples, de cabelos brancos e mãos sujas, despido da cintura para cima, seu uniforme de trabalho é uma calça social que virou bermuda, em sua mesa de trabalho não um computador de ponta e sim uma clássica e mui simbólica maquina de costurar, como escudeiro um jovem por apelido de Cicinho, pau para toda obra e em todas elas o ajuda com dignidade e um sorriso exagerado. Mas eis a questão, de quem estamos falando? Uma coisa vale salientar para começo de conversa, é daqui que lindos sapatos, saltos e derivados são produzidos para tonar ainda mais belos eventos como o nosso sete de setembro e as festividades de São João. Nas linhas seguintes falo sobre nossa primeira figura!

Toda a simplicidade acima narrada pode esconder a mente criativa de seu Joaquim Grigório, o popular Bombom Sapateiro, são décadas dedicadas a um ofício que requer talento e vocação, o que ele faz é arte, de tão singular valor como a música, a poesia, a pintura, preserva a prática e repassa para um de seus netos.

É tão raro ver alguém sobrevivendo de seu talento, ainda mais em Pedreiras onde mentes criativas se perdem nos balcões do comercio local, seu Joaquim é um guerreiro, um verdadeiro cidadão pedreirense, não é atoa que é o mais procurado na confecção de sandálias cheias de adereços e brilho e olha que não conta com um grande aparato tecnológico em sua produção, mas ele se garante no que faz, às vezes ignora os reclames do próprio corpo, isso em determinadas épocas do ano.

Como se não bastasse à correria seu Bombom dedica parte de seu tempo as atividades do AA de quem fala com muito orgulho e não se limita a reuniões semanais, participa de grandes encontros, debate sobre o alcoolismo e ainda defende seu time do coração, o Vasco da Gama.

Tive a oportunidade de visita-lo em seu novo endereço, que informo abaixo, além de uma boa prosa fotografei os pormenores do trabalho que desenvolve que vai desde a produção de sapatos, sandálias a concertos destes, incluindo bolsas e outros. Uma figura!

Quim Buckland
Fotógrafo


Bombom Sapateiro
Rua Manoel Trindade, 246
Boiada, Pedreiras-MA.














2 comentários:

  1. Quim adoro essa sua visão sensível para as coisas simples da vida, você consegue transformá-las em poesia =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos, que perfeitas! Gosto tanto de aprender sobre a história de vida das pessoas, seus posts são maravilhosos!
    :)

    ResponderExcluir